domingo, 25 de agosto de 2013

Resenha: Reiniciados - Teri Terry

Bzz... caindo... Eu estou caindo Bzzz.. Nivo 5.7 Bzzz
Não, caros leitores, não virei um robô, nem estou louca, fui Reiniciada!
Em Reiniados, Kyla Davis foi reiniciada. Ela teve sua memória e suas emoções apagadas. Enfim uma nova Kyla (ou será esse seu nome ou é um novo nome depois de ser reiniciada?).
Teri Terry nos reinicia junto com sua protagonista, Kyla. É de fato a sensação que se tem ao ler o livro. A narrativa é surpreendente e carregada de emoções e questionamentos.  A princípio posso dizer que me parece uma ideia interessante ter sua memória apagada, principalmente se a pessoa sofreu algum trauma ou algo do tipo que a impeça de ter uma vida normal e sadia. No entanto em Reiniciados, Kyla se questiona sobre o motivo de ter sido Reiniciada. Será que ela de fato cometeu algum crime? Será que ela, em determinada época, representou um perigo á ela mesma ou a alguém?


Nada é de fato o que parece. Há um padrão de vida a se seguir.  É como nascer de novo.  A personagem aprende a andar, a comer, a abrir portas, a se comunicar, vestir, ler enfim aprende tudo de novo, agora com 16 anos!
Mas Kyla não é uma reiniciada comum, digamos assim. Ela não é como os outros reiniciados. No decorrer dos capítulos ela descobre fatos de uma identidade que havia sido perdida, apagada, esquecida. Como se estivesse adormecida, ela vai se descobrindo e ao mesmo tempo procura saber quem de fato é e o porque existem reiniciados.
A história é incrível e te faz querer saber cada vez mais, investigar e tentar junto com Kyla a descobrir os porquês e ao mesmo tempo surge um medo desse novo sistema, desse controle exercido sobre os jovens reiniciados.
Terminei  a leitura com algumas questões não resolvidas, com aquele gostinho de quero saber mais, quero viver nesse mundo louco, entrar no mundo criado pela doutora  Lysander (responsável “reiniciar” as pessoas) e desvendar os mistérios que cerceiam a vida de Kyla. Alguém mentiu para ela, poderá Kyla resgatar essa vida apagada? E quem ela poderá confiar para buscar pela verdade?

Tudo indica que Reiniciados continuará em outro volume, o que de fato será muito bom, pois foi um dos livros que eu mais gostei de ler este ano. Até lá Bzzz níveis de ansiedade se elevando... Bzzz Nivo caindo... Bzzz Fico no aguardo! 


Resumo:

 As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?


Reiniciados - Ficha Técnica

Autora: Teri Terry
Editora: Farol
Tradutora: Flávia Côrtes
Páginas: 430
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar com sua opinião. Seu comentário será aprovado em breve!

Respondemos todos os recadinhos!