segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tutorial - Limpando e Recuperando


  Quem nunca teve um livro que ficou em cinquenta tons de amarelo e com toneladas de pó? Hoje vou mostrar que nem tudo está perdido, ainda há soluções! 
Esclarecendo alguns pontos:
  • Os livros não são iguais, cada papel tem sua qualidade, as capas também... portanto, pode ser que a limpeza não seja tão eficaz para você quanto foi para mim, vai depender do tipo de livro que você quer limpar.
  • Limpar livros é um trabalho longo e minucioso que requer paciência e atenção, e se não feito dessa forma, o risco de você detonar o livro é muito grande
  • Não sou profissional de recuperação de livros e essas dicas também não são. Peguei algumas dicas em algumas fontes, como o vídeo do Igor Gouveia e O Batom de Clarice, e fui testando, arriscando outros métodos também. 
  •   Alguns livros podem requerer mais de uma limpeza para amenizar o amarelado. Não desista!

O que você vai precisar:
- 2 recipientes pequenos
- Água Mineral
- Água Sanitária
- Algodão, cotonetes e papel higiênico
- Lixa de unha ou uma lixa bem fininha.
- Secador de cabelos (com ar quente e frio) *opcional
- Luvas plásticas ou uma sacolinha de mercado. *opcional

  A primeira coisa a se fazer é avaliar o livro que você quer limpar, verifique a capa, onde tem pó, onde tem a maior concentração de manchas amareladas, se é apenas as laterais do livro que estão amareladas ou se o miolo também está. Verificar se há insetos, gordura e etc.
  O livro que eu escolhi foi o Dicionário Latino-Português de Francisco Torrinha, pois esse livro estava muito detonado, o livro estava marrom, não era nem amareladinho, veja a foto acima.


  Separe os recipientes. Em um coloque a água mineral e em outro a água sanitária. Coloque uma luva se sentir necessidade, ou apenas envolva a mão com um saco plástico. Para quem não tem costume de mexer com água sanitária, sejam humildes pois queima e machuca mesmo, fui dar uma de gostosona e por um momento achei até que minha digital tinha sumido, fora o buraco que ficou no meu dedo.
  Você irá molhar a pontinha do algodão na água sanitária e depois faça o mesmo no potinho de água mineral. Retire o excesso e comece a passar na capa do livro, esfregando nos pontos mais sujinhos.




Após isso, passe o papel higiênico para secar e verá que muita sujeira já vai sair a partir dai. Caso fique muito concentrado de água sanitária, a capa quando secar ficará com uma textura como se tivesse mini partículas de sal, para evitar isso, você pode passar um algodão só com água mineral e secar com o papel higiênico. Algumas pessoas limpam a capa com pasta de limpar computadores, ainda não fiz essa experiência, mas vale a pena tentar.



  Agora vamos a lateral dos livros. O mesmo processo de molhar o algodão na água sanitária e depois na água mineral vai ser feito aqui. Muitos dos meus livros são da década de 70/80... e eles estão bem judiados, por isso, as vezes eu uso somente a água sanitária para realizar o procedimento.  Mas se o seu livro é novo, ainda é branquinho, só tem pó, não há necessidade, pois só de molhar com a água sanitária e água mineral, a sujeira desaparece e a brancura volta.
  Você precisará apertar bastante as páginas, para que elas fiquem bem unidas e não fique sobrando espaço entre elas (caso contrário, vai molhar muito o miolo e você pode estragar o livro). Enquanto aperta o livro com uma mão, passe o algodão encharcado pelas bordas, procure esfregar apenas na direção das páginas. Quanto mais amarelado e manchado, mais você terá que esfregar e molhar com água sanitária (E as vezes você só verá resultado se repetir o procedimento uma segunda vez).
   Para manchas em lugares difíceis de esfregar, utilize o cotonete ao invés do algodão.
  O livro irá ficar bem encharcadinho, você pode encostar um pouquinho de papel higiênico para ir tirando o excesso, deixe secar por 15 minutos em um lugar bem arejado. Após isso coloque-o sobre uma superfície lisa e coloque outros livros por cima (para fazer peso, o ideal é uns 3kg). Isso vai evitar que o livro termine de secar e fique espanado ou com ondulações. 


  Nessa etapa você vai esquecer que o livro existe, deixe-o lá até o dia seguinte, secando à vontade. Você pode tentar acelerar o processo com um secador de cabelos. Passe o ar quente nas páginas (cuidado redobrado, pois o ar forte do secador pode empurrar as páginas e criar orelhas, dobras, etc). Depois de passar o ar quente é obrigatório que você coloque o ar frio em seguida, e após o procedimento o livro vai ter que voltar para debaixo dos 3kg por pelo menos umas 2h.


O livro secou mas ainda tem manchas nas laterais? Agora é a hora do acabamento com a lixa. Lixe suavemente as páginas (sempre apertando-as). Quando acabar o processo, passe o ar do secador para retirar o pó que fica. 



  O livro secou mas continuou com cheirinho de água sanitária? Não coloque direto na estante. Deixe no sol por uns 15 minutinhos ou alguns dias arejando pela casa. 

O momento de limpeza foi tão intenso que eu até resolvi fazer o trabalho completo, a capa que era preta, já estava bem desgastada, desbotada e com algumas manchas brancas. Eu pintei por cima com uma caneta a prova d'água (aquelas de escrever em CD). 
  O resultado final foi esse:




Espero que tenham gostado do tutorial! Compartilhem as experiências e dicas com a gente pelos comentários

Mais um depoimento que eu posso dar é que com essa técnica eu consegui tirar uma mancha rosa de gatorade de um livro, pena que na época eu não tinha a câmera para tirar foto. Parece mágica!


15 comentários:

  1. Adorei o resultado. Já tinha visto a algum tempo os vídeos "linkados" à cima. E irei tentar, sem detonar um livro antigo meu.

    Beijos.

    http://estantetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Weslley!

      Tenta limpar sim, depois volta aqui e posta a foto e comenta como foi a experiência!

      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  2. Gostei muito do tutorial, não tenho nenhum livro assim, mas caso aconteça de alguns deles ficarem já sei o que fazer!! Valeu!! ^^ E parabens pelo tutorial, foi bem legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erik! Tudo bem??

      Fico contente que o tutorial está sendo útil! Outro dia estava vendo umas dicas de conservação de livro, em que as pessoas embalam o livro em plástico filme antes de colocar na estante. Acho uma boa idéia, acredito que nunca será necessário fazer uma limpeza completa dessas.

      Obrigada pela visita ao nosso blog e pelo comentário!!

      Grande abraço e boa semana!!

      Excluir
  3. Obrigado pelo tutorial!! Eu não tenho nenhum livro velho ou algo do tipo, mas se acontecer de um deles ficarem assim, já sei o que fazer!! Valeu e Parabéns pelo tutorial!! ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Claro que vou tentar fazer em um dos meus livros para ver se consigo o mesmo resultado que você!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty, tudo bem??

      Depois me conta se deu certo!! Abraços e boa semana!

      Excluir
  5. ah, que demais! Vou fazer em algum meu e postar no meu blog.

    Vlw pelo tutorial :)

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denada!

      Passa o link do seu blog para a gente ver também!

      Abraços e boa semana!

      Excluir
  6. oi Lúcia, a Paula já disse que sou irmã de livro dela? rs Acho que posso me considerar sua irmã também. Desculpe a brincadeira.

    Estou muito feliz, parabéns pelo blog e desejo muito, muito sucesso. :D

    Achei a dica muito interessante, só acho que teria medo de acabar estragando porque sou um pouco desastrada. rs

    bjus
    Lúcia e Paula

    Luh Costa
    bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!! Tudo bem?? Vou tentar responder de novo porque assustadoramente, o blog apagou minha resposta e não sei onde foi parar! rs

      Então, seja bem vinda a família!!! É que nem coração de mãe, sempre cabe mais um!

      Gratidão pelo comentário, pelo carinho... muito sucesso para todas nós!!!

      Desastre costuma ser o meu nome do meio, se eu consegui limpar sem detonar, acredite, você também consegue! Tente primeiro com um livro mais gasto que não vá te fazer tanta falta assim, depois você vai se arriscando mais!

      Quando conseguir, avisa a gente e manda uma fotinho!

      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  7. Que dica bacana, acabei de postar era em minha página.
    Link para a página: https://www.facebook.com/clubedleitura

    Link para a postagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=315940475217620&set=a.231228040355531.1073741828.230369830441352&type=1&relevant_count=1

    Espero que não achem ruim...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Clube de Leitura! Não achamos ruim não, pelo contrário! Agradecemos pela ajuda em divulgar!

      Fico feliz que o Tutorial esteja sendo útil para todos!

      Grande abraço e desejo uma excelente semana!

      Excluir
  8. Parabéns pelo Blog!!
    Dica muito boa, sempre compro livros em sebos e sempre fico pensando em um jeito de tornar a aparência do livro melhor, que muitas vezes nem estava velho só muito maltratado.
    Vou tentar com os meus.


    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Natali! Tudo bem??

      Gratidão pelas palavras e pela visita! Tente sim, depois volte e conte como foi a experiência!

      Grande abraço e bom domingo!

      Excluir

Obrigada por participar com sua opinião. Seu comentário será aprovado em breve!

Respondemos todos os recadinhos!