segunda-feira, 2 de setembro de 2013

#2 TAG - As Patologias Literárias

  Eu e a Paulinha fomos convidadas pela linda Luh (Luana) do Bisbiblogando. Já conhece? Se não.. corre lá, tem um monte de postagens maravilhosas para bisbilhotar!

  Achamos a TAG muito criativa e divertida, adoramos montar, pensar nos livros e tirar as fotos.

Diabetes:
Cite um livro muito doce.

   O Momento Mágico - Jeffrey Zaslow é puro doce, puro encanto. Ele fala da loja de vestidos de noivas, das noivas e sempre fazendo a ponte com a história das famílias e o amor. O amor que ele quer ensinar às suas filhas. Mas como a diabetes nos ensina, muito doce pode fazer mal. Precisei de outros livros para sair da ressaca adocicada literária. (Lúcia)


Anna e o Beijo Francês - Romance fofinho e adolescente me encantou até a última página, sem contar todo o cenário. Adorei passear com Anna por Paris! (Paula)

Catapora:
Cite um livro que já leu e não pretende reler.

  Abzurdah - Cielo Latini foi um livro interessante na minha pré-adolescência, em que eu estava começando a compreender o mundo, a vida, os sentimentos, as dores, as revoltas, tudo. Só que nos dias de hoje, não possuo mais o interesse em ler livros desse gênero. É como se eu criasse uma repulsa por livros assim, com certeza são os anticorpos da catapora. Hora de se expor à novas doenças.(Lúcia)


Morte súbita - Escrita maravilhosa e bem detalhista, de uma excelente escritora.
J.K.Rowling manda muito bem, e eu curti ler Morte súbita, mas não é um livro que eu leria mais vezes (assim como a saga Harry Potter)(Paula)

Ciclo menstrual:
Cite um livro que você relê constantemente.

 O Médico Jesus - José Carlos de Lucca, não é um livro fanático religioso, nem evangélico, nem católico nem nada. O título geralmente traz em si um certo preconceito, mas ele é completamente maravilhoso. Sabe quando nos estressamos e a barriga começa a queimar? Então, o nosso corpo adoece quando nossas atitudes e pensamentos estão em um caminho errado para chegarmos aonde almejamos (nossos ideais, sonhos) e a doença é o sinalizador desse caminho, para você fazer o retorno. Esse livro desperta nossa humildade, perdão e ao mesmo nos dá força, coragem e nos impulsiona, anima! Por isso eu pego esse livro constantemente para reler alguns trechinhos. Sempre abro em uma página que diz exatamente o que eu preciso ouvir (ler).(Lúcia)


As vantagens de ser invisível. Um livro forte, intenso mas doce, fofo assim como o Carlie s2 (Paula)


Gripe:
Cite um livro que se espalhou feito um vírus.

Ainda não li a Culpa é das Estrelas - John Green, mas minha gente! Só se fala nisso agora, os grupos literários no facebook bombam com trecho dos livros, fotos, informações do filme. Parece que não se tem outro livro a não ser esse. É o mais novo agente agressor do mundo literário!(Lúcia)


Cidade dos Ossos. Ainda não li, embora já tenha iniciado a leitura da coleção: "As peças infernais" da mesma autora. O livro se espalhou como vírus, é impressionante. Sempre vejo alguém lendo, até porque, há pouco, saiu o filme ;) (Paula)

Asma:
Cite um livro que tirou seu fôlego.

  Eu estava super curiosa para ler Dias de Rock and Roll - Edmilson Felipe, mas não fazia idéia do que eu iria encontrar ao virar das páginas. Foram surpresas atrás de surpresas, algumas boas e as primeiras ruins e perturbadoras. Tirou meu fôlego a cada página. Suspiros de espanto, alguns de admiração e alguns sonhadores. Muitas respirações, muito ar trocado nessa leitura. Veja a resenha do livro clicando aqui.(Lúcia)


Príncipe Mecânico. Citei acima Cidade dos Ossos da Cassandra Clare e este não sei se espalhou como vírus mas com certeza é um livro que me tirou o fôlego em muitos momentos. Em cada página virada, sustos, alegria, indignação, enfim muita, muita emoção! Leia a resenha dele, clicando aqui (Paula)

Insônia:
Cite um livro que tirou seu sono.

Sob o olhar de Deus - Maria Nazareth Dória, a escrita é simples, porém me envolveu de uma maneira que eu não consegui largar o livro até terminar de ler, fiquei em uma ansiedade tão grande que não teve óleo essencial, não teve maracujina que me fizesse parar de ler e encostar a cachola no travesseiro. Terminei a leitura com o galo da vizinha cantando (engraçado não é? já que moro na cidade grande e tem um galo na vizinha...) (Lúcia)


A ordem da Fênix. Vários livros da saga sempre me deixam com vontade de ler mais e mais, e me tiram o sono, a fome e a vontade de fazer qualquer outra coisa que não seja ler. No entanto, a Ordem da Fênix foi um dos livros que eu fiquei acordada de madrugada e se eu tentasse dormir era embalada por sonhos em Hogwarts onde um Dumbledore vinha conversar comigo e me chamar para ler mais alguns (vários) capítulos! (Paula)

Amnésia:
Cite um livro que você já leu e não se lembra muito bem do que é a história.

A Trilogia Cinquenta Tons de Cinza da E. L. James. Eu acho que li tão rápido e tão afobada que agora tentando lembrar alguns detalhes, cenas e etc. Deu um apagão total, fica só a sensação de ter sido uma boa leitura, mas a história mesmo que é bom e alguns personagens, ficaram lá no inconsciente mesmo. O remédio é dar uma relida para refrescar a memória.(Lúcia)


O relato de um certo Oriente - Não sei nem o que comentar! Não lembro desse livro. Li quando estava no colégio... Aliás poderia citar várias leituras obrigatórias na época do colégio como livros que não lembro mais. Não que não tenha gostado, algumas eu gostei, mas sabe como é... Época de escola e tudo aquilo que era imposto me parecia chato. rs (Paula)

Má nutrição:
Cite um livro que você acha que faltou conteúdo para reflexão.

Como acontece uma má nutrição? Ou você simplesmente não come o que deveria ou então aquilo que você come não está sendo absorvido pelo corpo de maneira adequada. A segunda opção é a que descreve o livro Onze Minutos do Paulo Coelho. Pode ser rico em trechos que dariam uma boa reflexão, mas eles não casam de jeito nenhum (afinal é plágio remendado em plágio). Só informação jogada, espalhada e não nutre coisa alguma. Fique esperto porque quando não temos nutrição, nosso corpo se desfaz para suprir as necessidades, traduzindo = ler esse livro é perder tempo e energia.(Lúcia)


Enquanto o ditador dormia. Gostei bastante do livro e em Portugal foi um best-seller de vendas, mas acredito que ficou um tanto perdido no lado lacivo do personagem. Não que a problemática da trama, que era a política e a ditadura da época, tenha sido perdida no livro... De fato não foi, mas acho que o autor poderia ter explorado mais. (Paula)

Doenças de viagem:
Cite um livro que te levou pra outra época, outro mundo ou outro lugar.

Eu fui para o século XIX. Fui para Inglaterra, conheci Londres e depois fui para os campos, onde conheci mais da cultura cigana, viajei por todos os portais da imaginação e me deleitei com personagens tão ímpares. Estou falando de Desejo à Meia-Noite da Lisa Kleypas. Você pode ler a resenha clicando aqui.(Lúcia)


Lições da senzala - Maria Nazareth Dória - Um livro forte, emocionante, cheio de verdadeiras lições de vida e que retrata o sofrimento dos escravos. Um livro que te transporta para aquela época e faz você viver, sofrer, e aprender a perdoar junto com os personagens. (Paula)


Blogs Indicados para fazer a TAG:

- Ananda Maciel
- Minhas Impressões
- Um Jovem Leitor 
- Inspirados
- Cantinho Literário

Você não tem um blog, mas gostaria de participar mesmo assim? Não se acanhe! Deixe nos comentários quais livros fariam parte da sua patologia literária!


9 comentários:

  1. Oi, Lúcia!
    Poxa, obrigada por todos os comentários! Achei alguém que nem eu, que comenta conversando e dando opinião - adorei! hahaha

    Olha, eu já li Lolita e vou te dizer: eu achei interessante, mas cansativo de ler. E apesar da história se basear nessa relação de pedofilia, isso é muito implícito, entende? O que acontece paira no "ar" do livro, mas nunca é diretamente abordado, então acho que isso não será problema pra você, mesmo. (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!!!
      Ah eu adoro quando encontro pessoas assim como eu, adoro conversar! (Quando eu era pequenininha meus pais falavam que eu tomei a pílula da Emília do Sítio do PicaPau Amarelo) rsrs

      Entendo, bom espero que não seja problema mesmo. Ainda estou me preparando psicologicamente para ler. Adquiri o livro por R$1, ele estava em um estado feinho, minha intenção era só restaurar, mas depois de ver como ele ficou novinho em folha, fiquei até com vontade de ler!

      Obrigada pela resposta flor! Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  2. Oi, Lúcia e Paula!
    TAGs sempre inovando e trazendo ótimas formas de expormos nossos livros prediletos da estante. Entre os destacados por vocês, estão vários que tenho um grande amor, e são tantos!

    Morte Súbita = paixão eterna s2
    As Vantagens de Ser Invisível = curto demais!
    A Culpa é das Estrelas; Cidade dos Ossos = nunca li, mas tenho uma curiosidade secreta por eles :)
    Harry Potter = perfeição!
    Autor Paulo Coelho = não demoro a começar a ler!

    Parabéns pelas fotos que ficaram muito boas! Obrigado pela indicação á TAG, responderei com o maior prazer do mundo!

    Abraços fortes!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vini!!! Tudo bem?

      Nem fala, eu adooooro essas TAGS, acho que são as coisas mais divertidas que podemos encontrar nos blogs! rsrs

      Seu gosto literário fica bem próximo da Paulinha! (Ainda não li nenhum desses, só o Paulo Coelho - autor o qual eu não recomendo de jeito nenhum rsrs).

      Sempre fico muito feliz ao ver seus comentários assim, será sempre bem vindo! Assim que você fizer a TAG, avisa a gente para que possamos ver também!

      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
    2. Oi, Lú!

      Vim te dizer que já postei a TAG lá no Um Jovem Leitor. Fiquem bem empolgado em responde-lá, afinal, TAGs são tudo que há de bom rsrs.

      O link é este: http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/2013/09/tag-as-patologias-literarias.html

      Beijos!
      :)

      Excluir
    3. Oi Vii!! Amei sua tag!!! Obrigada por ter vindo avisar aqui!

      Super beijo!

      Excluir
  3. oi Paulinha e Lúcia, nossa que show as fotos, achei super criativo os apetrechos que utilizaram para ilustrar juntamente com os livros. Parabéns. Eu também quero muito ler as vantagens de ser invisível e príncipe mecânico. Adorei as repostas das duas juntamente. Muito show mesmo. :D

    Bjinhu
    Luh Costa-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha maninha de leituras hahah
      Que bom que gostou das fotinhos, eu e a Lucía adoramos explorar nosso lado criativo hehe
      Obrigada pela indicação da TAG e pela sua visita. Vc ja sabe o quanto é querida por aqui ;)

      beijão

      Excluir
  4. Oii, também fiz essa tag no meu site... adoro o estante dos sonhos!!!

    http://damadecopas.weebly.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar com sua opinião. Seu comentário será aprovado em breve!

Respondemos todos os recadinhos!