terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resenha: A Menina que Semeava - Lou Aronica

Resenha feita por: Paula Fernandes Bonito 
“A imaginação cria coisas infinitas”
   Peguei o dicionário na tentativa de encontrar uma palavra que fosse adequada para descrever o que eu senti ao ler este livro, mas percebi que qualquer palavra que tentasse colocar para descrever minhas sensações desta leitura seriam mínimas e não seriam condizentes com tamanha maestria narrada pelo autor Lou Aronica. Que imaginação incrivelmente apurada, detalhista e fantástica!
   O livro conta a história de Becky, uma adolescente linda, dotada de uma inteligência e imaginação incomum. Quando criança a pequena sofreu com a Leucemia e com isso todos os tratamentos e as consequências físicas e emocionais. E para atenuar tanto sofrimento, Cris ( o melhor pai do mundo) cria Tamarisk,  um mundo fantástico com cheiro de chocolate e framboesa, governado pela rainha Miea e povoado por muitas criaturas fantásticas e que provavelmente vai fazer qualquer leitor perder o sono imaginando e desejando se aventurar em Tamarisk City.

   Esse mundo parece ser impermeável à dor e ao sofrimento. Ali Becky está segura e feliz. Mas as coisas não estão nada fáceis. A separação dos pais tumultuou um pouco a vida da adolescente e afrouxou um pouco o laço que tinha com seu pai. A mãe, Polly, tinha uma boa relação com afilha, no entanto as brigas com o ex-marido eram constantes e sem contar que Polly repudiava a ideia de Tamarisk realmente existir e parecia não se importar com a importância desse mundo encantado para Becky.
   No entanto um perigo ameaça a segurança e a beleza de Tamarisk City. Uma Praga começa devastar a região. Todos os esforços da rainha Miea e seus ministros parecem não resolver. E, pra piorar, a saúde de Becky não está nada bem.
   A Menina que Semeava, como todo sick-lit, apresenta uma história intensa e triste movida por uma doença. No entanto, apesar de todo drama há momentos em que a fantasia nos leva a ter esperanças, mexe com nossa imaginação e traz a história mais linda de amor que eu já li sobre um pai e sua filha. É realmente impressionante o amor construído em histórias e moldado num mundo fantástico. Cris nos mostra o verdadeiro significado da palavra família, mesmo estando separado de sua esposa e nos faz sentir esse amor verdadeiro. Um amor puro, acolhedor, que abraça e permite partir.


Resumo:
  Chris Astor é um homem maduro, um botânico bem-sucedido, mas, especialmente, um pai amoroso. Sua filha — Becky — é, para ele, seu maior e melhor projeto. Mas a garota, tão amada, tem câncer.
   O que pode um pai quando sua filha foi acometida por uma doença assim, nociva? Como diminuir o sofrimento de uma criança tão amada?   Apesar de sua agonia, Chris encontra uma maneira mágica de acolher sua menininha. Para que ela se recupere bem, e mais rapidamente, ele cria um mundo paralelo, cheio de fantasias, e histórias, e personagens maravilhosos que parecem ter o poder milagroso da convalescência.  E nada no mundo, nem sua sanidade, nem seu trabalho, nem mesmo sua mulher serão obstáculos para a determinação deste pai que só tem o propósito de ver sua filha feliz.  Uma história sobre desespero, esperança, invenção e descoberta que ultrapassa qualquer razão, qualquer limite, enquanto você revê tudo aquilo em que acredita. 


A Menina que Semeava - Ficha Técnica

Autor: Lou Aronica
Editora: Novo Conceito
Tradução: Maria Ângela Amorim De Paschoal
Páginas: 416
Categoria: Literatura Estrangeira/ Romance





26 comentários:

  1. Olá!

    Pela capa não esperava um drama. Achei que se tratava apenas de um livro de fantasia. Gsotei muito da sua resenha foi comovedora e conseguiu passar as sensações que teve com a leitura e o quanto ela te emocionou. Vi seu link lá no Grupo Blogueiros Literários e adorei conhecer seu blog. Voltarei mais vezes.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, que bom que gostou. Eu também não imaginava uma história tão emocionante assim! Adorei a capa, mas jamais pensei que se tratava de um sick-lit tão intenso e bonito.

      Obrigada pela visitinha, depois que ler dá uma passadinha aqui e me conta o que achou! hehe

      beijos

      Excluir
  2. A história parece interessante.
    Já li algumas críticas do livro, mas gostei da sua resenha. Tenho vontade de ler e saber o desfecho.
    Estou realizando o book tour do meu livro. Caso queira participar, se inscreva em O mundo sob o meu olhar. Mas corra, as inscrições vão até domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, leia sim, garanto que você vai adorar.
      Depois me conta o que achou!

      Muito legal a ideia do book tour, ja vou correndo participar!

      Beijos ;)

      Excluir
  3. Oi Lúcia,
    estou com o livro para ler, mas estava adiando a leitura com medo de não gostar muito. Entretanto, você me deixou bem curiosa. Acho que vou começar a lê-lo em breve.
    Ótima resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, tudo bom?

      A Menina que Semeava é um livro lindo, intenso e forte pelo drama que o envolve mas o lado fantasia quebra um pouco esse drama tão forte e deixa o livro emocionante, bonito. Algumas passagens eu senti muita vontade de chorar, pois é muito lindo. Mas ai é que eu sou bem sentimental hehe e ai ja viu!

      Beijos
      ;)

      Excluir
  4. Nossa! Fazia um tempinho que eu adicionei esse livro na lista leitura, e ele realmente parece ser tão maravilhoso, que estou muito curiosa sobre. Vou passar ele na frente da minha listinha, rs .

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizzie, passa sim!! hehe È um livro muito lindo e intenso. Adorei ter lido, sem contar a capa que é muito fofa!

      Beijos ;)

      Excluir
  5. Nossa, até agora não tinha prestado muita atenção nesse livro, mas agora me interessei. A história parece ser bem bonita e delicada. A capa também é uma graça.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, pois é eu logo me encantei pela capa, e quando li a sinópse ja fui me encantando. Não deu outra, me apaixonei. Um livro que traz uma mensagem muito bonita e forte ao mesmo tempo!

      Beijos ;)

      Excluir
  6. oi maninha, saudade de você! Deixei um recadinho pra você no skoob também!
    Então que ótimo que gostou do livro A menina que semeava. rs, Eu descobri que não sou fã de sick-lit, também pode ser minha infindável fase de ler distopias, não sei quando isso vai passar. hahaha

    Indiquei você em uma tag espero que goste e responda, depois passa no meu cantinho para me contar.http://bisbiblogando.blogspot.com.br/2013/09/tag-12-10-livros-favoritos.html

    Bjinhu
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maninhaaa *__* já estava com saudades de ler seus recadinhos rs
      Eu vi seu recado no skoob e já respondi ^^

      Eu tb adoro distopias, mas confesso que amei A menina que Semeava, quase chorei. O livro é lindo e muito intenso.

      Pode deixar que vou ver essa Tag e ja respondo hehe

      Beeeeijos ;)

      Excluir
  7. Aee, mais um sick-lit pra lista o/
    e essa capa é linda ^^

    beijos.

    (to seguindo seu blog, se puder retribuir, eu agradeço)
    www.facebook.com/livredujour1
    www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Sim essa capa é linda mesmo. Que legal saber que gosta de sick-lit. Alguns são bem intensos mesmo, mas acredito que acabam trazendo uma mensagem bacana.

      Pode deixar que tb vou seguir
      Obrigada
      Beijooos

      Excluir
  8. Olá Lúcia
    Tenho muita vontade de ler este livro. Gosto bastante de chick-list, ainda mais estes com uma história envolvente e emocionante.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, tudo bom?
      Ah se você gosta de sick-lits e livros com histórias emocionantes então tenho certeza que vai gostar de ler A menina que semeava! Eu amei e recomendo!!
      Leia e depois dá uma passadinha aqui pra contar pra gente o que você achou, ok?

      Beijoos

      Excluir
  9. Oie...
    Tudo bom?
    Eu amei demais esse livro... ele tem uma lição de vida muito grande... e acaba entrando na famosa sick-lit que hoje em dia está em alta.. assim como "A Culpa é das Estrelas"...
    Perfeito demais... parabéns pela resenha....


    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos

    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      Que bom que vc tb amou ler esse livro, assim podemos "trocar figurinhas" hehe
      Poxa, tá todo mundo falando desse livro "A culpa é das estrelas"! Eu ganhei de aniversário mas ainda não li... Já vou passar na frente na minha listinha de próximas leituras!

      Ah, pode deixar que vou fazer muitas visitinhas no seu blog hehe e tb espero encontrá-la mais vezes por aqui ^^

      Beijão!

      Excluir
  10. Nossa! Que linda a sua resenha! Adorei a frase com a qual terminou! Parabéns! *-*
    Eu adoro a capa desse livro e, assim que ele chegou aqui em casa eu corri para lê-lo.
    Decidi não ler a sinopse porque eu adoro ser pega de surpresa. No começo foi super confuso, mas após me acostumar, curti bastante a leitura.
    Nem precisa dizer o quanto chorei durante o livro né? kkkkkkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bom?
      Que bom saber que gostou do livro tanto quanto eu gostei. Realmente é um livro daqueles em que temos que ler com uma caixinha de lenços ao lado! Muito emocionante, forte e bonito.

      Obrigada pela visitinha
      beijão

      Excluir
  11. Adorei a resenha, o livro deve ser bom heim, que pai é esse capaz de criar um mundo paralelo para a filha.

    Publiquei meu livro, se puder dar uma passadinha lá no blog fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    José Agenor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, o livro é excelente, muito bem escrito e com uma mensagem de tocar o coração até mesmo daqueles mais forte ou que não demonstram tanta emoção. Impossivel não se emocionar com essa história.
      Espero que leia e depois dê uma passadinha por aqui pra me contar o que achou da leitura!

      Beijão

      Excluir
  12. Todo mundo falando super bem desse livro, estou ficando bastante curiosa com ele, espero ler em breve, adorei sua resenha!

    Seguindo!
    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andy, esse livro tem dado o que falar. Não tinha lido resenhas dele antes de iniciar a leitura, fui pega pela capa maravilhosa e pela sinópse. Algumas páginas lidas e pronto! Não consegui largar. Muito bom mesmo, espero que leia e que goste tanto quanto eu gostei!
      Depois me conta o que achou ^^

      beijos

      Excluir
  13. Oi, como vai?
    Primeiramente, estou visitando o blog pela primeira vez e já gostei de cara... Belo design, organizado e essa resenha tá muito bem escrita. Podemos notar que o livro é muito profundo e atiçou minha curiosidade.

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, obrigada pela visita.
      Fico lisonjeada e muito feliz de saber que gostou do blog e da resenha. O design fica ao crédito da minha maninha a Lúcia que além de uma artista nata, tem ideias maravilhosas e é muito dedicada!
      Que bom que o livro lhe chamou a atenção, espero que goste da leitura.

      Um abraço ^^

      Excluir

Obrigada por participar com sua opinião. Seu comentário será aprovado em breve!

Respondemos todos os recadinhos!