sábado, 9 de novembro de 2013

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins



“Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam!” 

   Mais uma vez somos capturados e envolvidos por mais uma história que nos prende atenção e tira-nos o fôlego do começo ao fim!  Katniss e Peeta, depois de quase engolirem as amoras venenosas, para não ter que matar um ao outro, acabam contagiando a Capital e são declarados vitoriosos. Fato pra lá de inédito em toda a história dos Jogos Vorazes, uma vez que somente um tributo sobrevive.

   Mas, como tudo tem seu preço, a tal façanha protagonizada por Katniss custou sua liberdade e sua segurança. Katniss é vista como a cara da rebelião, um estopim que faltava para os distritos tomarem coragem e se unirem de vez contra a Capital dominadora. E quem não gosta nada disso é o presidente Snow que não esconde sua “simpatia” e dá seu recado. Agora ela será super vigiada e se quiser proteger a sua vida e a vida de sua família e amigos terá que seguir as regras propostas pelo presidente Snow.
   Uma vez encenada a trama continua, Katiniss e Peeta precisam continuar apaixonados um pelo o outro e demonstrar seu afeto em público, numa tentativa desenfreada de convencer a todos que seus atos impulsivos com as amoras não era para desafiar a Capital, mas “morrer por amor!”
   Então o belo “casal”  deve viajar pelos Distritos em uma Turnê da Vitória. A Capital ultrapassa os limites da desumanidade, quando você imagina que nada pode piorar, eles te provam o contrário. Obriga os vitoriosos dos Jogos, a visitar cada Distrito, de cada tributo que eles foram forçados a derrotar. Além de discursar em seu próprio Distrito. E mais uma vez somos pegos de surpresa! Para quem pensava os dois teriam que apenas cumprir sua tarefa de amantes vitoriosos e depois voltar felizes para sempre para o distrito 12 se enganou! Katniss e Peeta voltam a arena no chamado Massacre Quatenário.
   O massacre é uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontecem a cada 25 anos. Nesse ano é apresentado o terceiro Massacre Quatenário, onde o presidente Snow retira da urna os nomes sorteados para a edição. E, vejam só Katniss é escolhida novamente! Mera coincidência? Sorte? Azar? Ou o tordo da rebelião indo para nas garras de seu predador?

   Em Chamas é um dos livros mais emocionantes da trilogia. Personagens como Finnick acrescentam emoção e aquele friozinho na barriga na história. Mais uma vez Suzanne Collins nos presenteia com emoção, suspense e muita aventura. Mas além de tudo isso, Collins é ótima em suas alegorias e nos faz prestar atenção nas entrelinhas para o rela problema do sistema que rege a trama. Um sistema controlador e manipulador e como disse em Jogos vorazes, a tal política Pão e Circo.

Resumo:
  Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente. 


Em Chamas - Ficha Técnica

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D’Elia
Páginas: 413
Categoria: Literatura Estrangeira/ Distopia

Conheça a Série:

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

  •  The Hunger Games (2008) - Jogos Vorazes
  •  Catching Fire (2009) - Em Chamas
  •  Mockingjay (2010) -  A Esperança 


Onde Comprar

9 comentários:

  1. Adorei a Resenha!
    Ainda não li esse e fiquei curiosa!

    Mas sabe como é o filme estreia agora e acho que vou acabar assistindo antes de ler! Coisa não nunca faço! hahahahaha

    Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br/p/blog-page_8.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha chará rsrs

      Ai nem me fale do filme... Tô super curiosa pra assistir!
      Quando ler, dá uma passadinha aqui e conta pra gente o que achou!

      beijoos

      Excluir
  2. Eu não tenho muita vontade de ler essa trilogia,mas sua reenha ficou ÓTIMA! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, quem saiba com a resenha não te dê uma vontade de ler? Vale a pena viu!
      Beeijos

      Excluir
  3. Oi Flor!
    Indiquei Vc numa Tag no meu Blog!
    Tag - Desafio 30 Dias - Séries Literárias!
    Vou Participar dessa Tag, achei muito Divertida. O negocio é o seguinte, a Tag consta em Responder essas questões durante 30 Dias indicando a sua opinião sobre as Séries Literárias! A cada Dia respondido a pessoa deve indicar cinco Blogs Literários (e avisar eles!) para responder a Tag.
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/tag-desafio-30-dias-series-literarias.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha,deu até vontade de ler o livro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio, obrigada, se gostou da resenha vai amar o livro! Leia e depois conta pra gente o que achou! Beeijo

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lú!

    Não posso deixar nunquinha de passar por aqui, adorei a resenha! Me deixou com um tremendo ar de curiosidade, você o descreve muito bem! Sucesso!!

    Ps: Tem poema fresquinho no meu blog, acompanhado de um mocado de belezuras rsrs Conto com a sua visitinha! Bjss

    http://jeffreycorreia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar com sua opinião. Seu comentário será aprovado em breve!

Respondemos todos os recadinhos!